quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vimos cantar as Janeiras!




Como é tradição,a escola de Santo António e da Mourinha,andaram por esses caminhos fora a cantar as janeiras, pelas casas dos familiares dos alunos e estabelecimentos comerciais circundantes. Esta actividade é muito apreciada por todos pois está bastante enraizada nesta freguesia. Ao mesmo tempo permite visitar os pais, avós, tios e amigos,em horas que, normalmente, não os encontram.Também são muitas as pessoas que, não tendo familiares na escola, nos pedem para cantarmos à sua porta.
Este é um dos pontos altos da ligação da escola à comunidade. O barulho dos passos, o chocalhar das pandeiretas e as vozes das crianças vêm dar vida aos caminhos e lembrar um passado onde as crianças brincavam felizes e livres por todo o lado.

EB de Santo António e EB de Mourinha


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Concurso de Esculturas de Natal






A Escola da Mourinha, participou num concurso de esculturas de Natal promovido pela AMAVE (Associação de Municípios do Vale do Ave). Um dos objectivos do concurso era estimular a criatividade para construir algo que aliasse beleza e respeito pelo ambiente.
A escultura escolhida foi uma árvore de Natal para colocar à entrada da escola, debaixo do coberto. Os materiais utilizados foram resíduos comuns: restos de tecido verde(árvore), garrafas de água plásticas (flores), entre outros. Foi um trabalho moroso, mas valeu a pena pelo empenho de todos e pelo trabalho de equipa conseguido.
Os resultados do concurso já chegaram e a nossa escola não venceu. Contudo, o que ganhámos com esta actividade deixou-nos muito felizes e orgulhosos e todos concordamos que foi um belíssimo prémio. Para o ano vamos repetir a experiência!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Natal

No passado dia catorze de Dezembro, pelas nove horas, o pai do Pedro veio contar-nos como era o Natal quando ele era criança.
No tempo dele, no início do mês de Dezembro ia-se ao monte procurar um pinheirinho e musgo para fazer o Presépio.
O pinheirinho colocava-se na sala e enfeitava-se com bolas, com fitas brilhantes e ao lado da árvore, em cima do musgo, fazia-se o Presépio, mas, o Menino Jesus só se colocava no berço, no dia de Natal.
Na véspera de Natal reunia-se a família e ceava batatas, bacalhau e couves cozidas. De sobremesa servia-se o bolo-rei, os formigos, as rabanadas e a aletria.
No fim da ceia jogava-se ao rapa, conversava-se e à meia-noite ia-se à Missa do Galo.
No dia de Natal, mal nascesse o dia, as crianças saltavam da cama e iam ao presépio abrir as prendas que o Menino Jesus lhes tinha deixado. Ao almoço, comia-se a roupa velha, que eram as batatas, as couves e o bacalhau que tinham sobrado da ceia.
À tarde, todos os meninos da sua rua se juntavam para brincar e mostrar os presentes de Natal.
Turma do 1º /2º anos
EB de Quintão1